O sagui-da-serra-escuro (Callithrix aurita) é um pequeno primata de aparência curiosa. Possui uma pelagem escura, com listras castanho-avermelhadas e seu rosto traz uma máscara branca que emoldura os olhos, nariz e boca do sagui, e lhe confere alguma semelhança com uma caveira, o que rendeu o apelido de “sagui-caveirinha”. Ao lado da cabeça, tufos brancos e uma faixa castanha completam o visual.
Seu habitat é restrito à Mata Atlântica e ocorre em florestas no Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. As pesquisas indicam que este pequeno primata prefere viver em altitudes a partir de 600 metros e é capaz de suportar baixas temperaturas, o que fez com que ele se adaptasse muito bem às regiões montanhosas e ganhasse o nome de sagui-da-serra-escuro.
A resiliência do pequeno macaco, entretanto, não o impediu de ser listado como um dos 25 primatas mais ameaçados do mundo na publicação elaborada pela Global Wildlife Organization (atual Re:wild) para o triênio 2018-2020. Outras duas espécies brasileiras aparecem na lista: o bugio-ruivo (Alouatta guariba) e o sauim-de-coleira (Saguinus bicolor).
fonte: https://oeco.org.br/reportagens/os-ameacados-saguis-da-serra-e-o-embate-genetico-entre-os-callithrix/